segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Qual a diferença entre olhar e ver ?


Entendo que muitas vezes olhamos pra uma determinada direção e, também, outras tantas vezes não vemos ou não reparamos o que está nesta mesma direção.
Infelizmente é comum olharmos pras pessoas e não vermos seus semblantes de lutas, buscas, tristezas, alegrias e sonhos. Contudo, estamos sempre com pressa de resolver alguma coisa. E quando olhamos pra um irmão com fome ? Oramos em pensamento: “Senhor, abençoe-o com o alimento”.
Gostaria aqui de dar um breve testemunho sobre algo que vivi há alguns anos atrás:

Estava andando apressado pela av. N . Sra. De Copacabana, quando de repente vi uma senhora vendendo bala em companhia de sua filha. Ambas estavam chorando. Algo me dizia que choravam por não terem o que comer. Nesse momento orei em pensamento, pedindo que nosso Senhor providenciasse o alimento. A partir daí, Deus me indagou: qual a sua parte nisso ? O que você espera que eu faça ? O que é ser cristão pra você? Pude perceber que Deus não faria nenhum “Shazam”, digo, nenhuma mágica. Ele não faria nada além de depender de mim, mesmo eu tão cheio de pressa e, também, cheio de individualismo.
Continuei andando apressado e, cada passo me fazia sentir 1 kg mais pesado, até que parei e resolvi voltar. Voltei até elas (mãe e filha) com algo pra elas comerem e, confesso a vocês, a reação delas me surpreendeu. Não imaginava que um simples pão com queijo fosse capaz de causar tanta alegria a uma pessoa e, ao mesmo tempo, me revelou um rosto tão sofrido e tão puro. Pude entender até além do olhar e ver. Experimentei o olhar, ver e ouvir. E quando Deus se revelar ? Perguntaremos: Eras tu Senhor que tinha fome, sede e estava despido ?
Recordo da Campanha da Fraternidade de 1995 com o Tema: A Fraternidade e os Excluídos Lema: Eras tu, Senhor?
Quero dizer que esta campanha marcou muito a minha vida. Acredito que você conheça alguém que precise muito da graça de Deus, mas não espere algo “mágico”, porque Ele também espera que você olhe e veja.
Já parou pra imaginar como um sorriso humilde e sincero pode ser capaz de transformar uma vida ?

Um abraço a todos e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo

3 comentários:

  1. É preciso ir além do nosso comodismo, pois o céu deve começar aqui na terra. Belo texto Jr. Que Deus te abençõe!
    A Paz!
    Filipe - RJ

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    A Verdade Em Poesia.

    ResponderExcluir